quinta-feira, 24 de janeiro de 2013


Religião, Filosofia e História: O que  em comum?

Em tempos remotos, quis o homem saber sobre si mesmo, e para tal, elaborou 3 perguntas: Quem sou? De onde eu vim? Para onde vou? Todas elas permeavam a existência humana, sobre nascimento, vida e morte. Essas inquietações levaram o ser humano a elaborar pensamentos complexos, observando a natureza a sua volta e questionar sobre suas origens. Em um primeiro momento, este ser humano começa a construir um esboço, partindo de suas linhagens, e começar a ver o mundo para além de sua materializada. Iniciava-se a religião.

religião no inicio era uma série de relatos baseados em contos de tempos imemoriais. Isso abria precedentes para o divino, e a primeira ideia de deus e deuses. Pois esse ser devia se perguntar: “mas de onde vieram os ancestrais”. E uma das conclusões que se chegou foi: “Alguém os criou”. Surgem os primeiros seres divinos.

Sobre esta base, foram criadas as primeiras religiões organizadas. Os povos da antiguidade (Mesopotâmia, Egito, Benin na África), viam na natureza e em seus fenômenos suas divindades. Os egípcios acreditavam no deus sol, Rá, além de várias outras divindades que eram responsáveis pela vida humana em todos os aspectos, desde o nascimento até a morte.  Os africanos de Benin, acreditavam em divindades intermediárias que levavam até Olurun (o senhor do além) as mensagens e pedidos dos humanos, e estes seres, chamados Orishá, se manifestavam através da natureza.

Na Grécia Clássica, deuses eram parte do quotidiano helênico. Entretanto, as novas necessidades devido as mudanças na sociedade, fizeram com que os deuses não mais respondessem aos anseios. O comércio, os estrangeiros, a escravidão parecem  não estar mais ao alcance dos deuses. Logo, os gregos refazem as três perguntas básicas, mas sob uma nova ótica: a razão. Sobre ela, a filosofia  engatinha, caminha e se consolida como pensamento dominante. Então a religião começa a ser questionada e a origem do homem tem outra explicação. Os deuses não são esquecidos, mas são aos poucos deixados de lado e  “embretados” no monte Olimpo.

No caso das religiões do Oriente Médio, como o Judaísmo, Cristianismo e Islamismo, todas compartilham do mesmo mito, que é contado em Gênesis, na Bíblia. E no caso não são deuses, há apenas um deus, de nome Yahweh, que quer dizer “sou quem sou”. No caso Islâmico, o nome é Allah, sendo a mesma divindade.

O Cristianismo começou a ser a a religião dominante na Europa, e a filosofia ficou reduzida ao pensamento cristão. Ela não foi suprimida, afinal, doutores da Igreja Católica usavam esse conhecimento. Santo Agostinho tinha a base filosófica em Platão (pensador grego do séc. V a.C.), e São Tomás de Aquino se utilizava de Aristóteles (aluno de Platão).

No séc. XIX, uma nova ciência surgia: A História. Já existia História, nasceu com Heródoto, na Grécia, e seu nome Historiai que dizer investigações. Mas o caráter científico, com metodologias específicas, apenas do século XIX, com o alemão Leopold von Ranke. Sabe quais as perguntas básicas da História? Quem somos, de onde viemos, para onde vamos.... 

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Registro dos PROJETOS Desenvolvidos no 1º SEMESTRE

  • Fábulas, Parábolas e Histórias em Quadrinhos Lendo e Transformando - Prof.ª Dulcineia
  • "Jovens de Todos os Tempos" - Prof.ª Lilian Machado
  • Repórter por um Dia - Prof.ª Dulcineia
  • As Diferentes Fobias - Prof.ª Jaqueline
  • Interpretando Gráficos e Tabelas - Prof.ª Maria Wanessa
  • O Cotidiano e os Números Relativos - Prof.ª Ana Cecília
  • A História e os Conjuntos Numéricos - Prof.ª Andréa
  • Calculando Áreas e Volumes - Prof.ª Elisabeth Bandeira
  • Água é Vida - Prof.ªGenezi
  • Uma Trilha pelos Ecossistemas Costeiros da Nossa Cidade - Prof.ª Andréa
  • O Ser Humano e a Evolução - Prof.ª Thasiana
  • A Química no Dia-a-Dia - Prof.ª Thasiana
  • O Choque do Novo Projeto Didático:O Choque do Novo - Prof.ª Carla
  • Desenhando Através da Observação, Memorização e Imaginação - Prof.ª Marcia Martins
  • Cada Dia é Sempre Um Novo Dia - Prof.ª Sheila
  • O Ingles que Eu Visto - Prof.ª ...
  • Travel Guide (Guia Turístico) - Prof.ª Sheila
  • A Globalização e a Transformação do Espaço Mundial - Prof.ª Fatima
  • Um Olhar Sobre o Nosso Ambiente- Prof.ª Maria Cristina
  • Conhecendo o Brasil e suas Regiões - Prof.ª ...
  •  Corpo Cultura e Movimento - Prof.ª Fernanda
  • Conhecendo os Reinos Africanos - Prof.ª Márcia Elisa
  • A Família que Mudou a Inglaterra - Prof.ª Márcia Elisa
  • Por Dentro dos Castelos Medievais - Prof.ª Márcia Elisa







domingo, 29 de julho de 2012

Ola gurizada interessada em participar do grêmio, infelizmente na web voces encontrarão iniciativas de cursos técnicos e também de faculdades no exterior, mas uma boa pesquisa na web deve iluminá-los. Bem aí vao as dicas do jornal da escola.
Passos para formar o grêmio ou reabri-lo
blog do grêmio do Juvenal Miller

domingo, 22 de abril de 2012

Modernismo - liberdade de estilo e aproximação da linguagem - Prof.Carla de Artes (manhã)

Camila, turma 81 - releitura pensando em outra obra - "A Boba"  de Anita Malfatti

William Silveira (turma 81) faz releitura de THE LOVERS de Pablo Picasso


Jennefer da Silva (turma 81) faz releitura de ABAPORU de Tarsila do Amaral

Roberta Silva(turma 81) faz  releitura de MANACÁ de Tarsila do Amaral


Monise(turma 81) faz releitura de URUTU de Tarsila do Amaral

Esse é o resultado de uma pesquisa realizada pelos alunos da Prof.Marcia Duarte Cunha com seus  alunos da E. M. França Pinto, sobre os castelos medievais, após pesquisas no laboratório de informática da escola, leituras e estudos, foram apresentadas as maquetes feitas pelos alunos do 7º ano, feitas 100% com materiais recicláveis. A professora manda dizer: " Parabéns queridos alunos! Valeu a pena!!!"





quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Atenção alunos da 7a e 8a séries!


Seus blogs serão excluídos visto que não há mais finalidade para os mesmos.
Os alunos que apreciaram a iniciativa e gostariam de criar seu próprio blog fiquem à vontade para criá-lo, mas ele não terá vínculo nenhum com a escola nem com o projeto escuna.
Abraço a todos!