Língua Portuguesa


                                           Acredite no conhecimento
Vivemos numa era em que a informação é abundante como em nunca outra. Esse pensamento você deve já ter escutado muitas vezes. Tão repetido que até o transformaram em número: a cada 48 horas, produzimos 5 bilhões de gigabytes. E isso é mais do que tudo que foi criado entre o começo do mundo e 2003.Muito bacana. Mas e daí? Daí que a realidade é um pouco diferente. Sim, vivemos numa era de abundância. Mas informação é uma coisa. Conhecimento é outra. Uma está para a  outra como o tijolo para a casa. Uma pilha de tijolos tem potencial para fazer maravilhas. Mas sozinha ela é só uma pilha.

E.J.A Ia etapa, 2o bloco
Artigos -  vídeo-aula
Substantivos         vídeo-aula sobre substantivos (principalmente a partir de 6.30 minutos.
Adjetivos -       adjetivo 
Verbo - verbo

E.J.A. IIa etapa, 2o bloco
 Verbos - até 5.50 minutos - Verbos - tempos e modos
Sujeito e Predicado - sujeito e predicado

Ensino Fundamental regular - 8o ano revisão de análise sintática

40 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Superação
      A história que vou contar é sobre meu pai, que passou por diversas dificuldades na sua adolescência após ter perdido o pai dele, acabou se envolvendo com amizades erradas, que o levaram ao mundo do trafico devido as dificuldade financeira com o tempo, ele conheceu a minha mãe, que frequentava a igreja, e tinha uma vida totalmente diferente da dele.
      Minha mãe foi o convencendo a sair dessa vida, meu pai, meu pai acabou entrando pra igreja que o mudou muito. Hoje meu pai acabou os estudos , conquistou a casa própria o seu carro e uma moto que ele usa pra trabalha.

      Excluir
    2. A pessoa que eu me inspiro é a minha mãe, porque ela é uma pessoa trabalhadora , que não desiste nas horas difíceis , quando vê que eu e meus familiares estão ruins ela tenta ajudar se agente estamos precisando de alguma coisa ela corre atrás pra nos dar o que nós queremos ou precisamos.

      Leonardo Almeida
      15 anos
      4 etapa ú

      Excluir
  2. Carta ao leitor
    Violência na escola


    A violência na escola é muito preocupante para os pais, eles se preocupam em saber se o seu filho está seguro com esses jovens e crianças que levam arma, faca, entre outras coisas perigosas. Essas crianças não tem noção ao ponto que isso vai ir se eles continuarem com a violência, eles poderiam ser mais pacientes e amigos e tentarem não arranjar brigas na escola.



    Julia soares
    13 anos
    França Pinto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Mas isso sempre depende da infancia

      Excluir
    2. verdade a violência é muito feia

      Excluir
  3. Violência na escola.


    A violência na escola é a preocupação dos pais, a violência na escola chegou em um nível muito feio. O bullyng é muito frequente nas escolas e por isso acontecem as brigas, e até as mães brigam com professores(as), diretoras por causa de uma bobagem que o filho(a) fez.
    A violência na escola é simplesmente é uma coisa sem caráter e pelo menos pratica aqueles que não tem amigos, e que querem ser popular e tudo mais.
    E ainda tem muitos que se perguntam''Pra que isso?''; Pra que essa violência toda?', aí eu respondo: por que eles, os “ AGRESSORES,” também são esquecidos, e quando mudam para o lado ruim, mal as brigas acontecem.
    Na verdade, a violência não pode acontecer em nenhum lugar.

    Nome: Brenda Vaz

    Turma: 6º ano D

    Idade: 12 anos

    Escola: E.M.E.F.França Pinto

    ResponderExcluir
  4. Violência na Escola

    O índice de Violência nas escolas é alto e isso é muito ruim. Em algumas escolas, os alunos fumam maconha. Também tem que investir na segurança das escolas, os alunos podem se machucar brigando e o índice de brigas nas escolas é alto e de bullyng também. Esses índices podem diminuir se tiver mais segurança na escola. O bullyng é principalmente
    feito com os gordos, muito magros, ou com quem tem algum tipo de doença que deixa a pessoa feia e isso faz os alunos a praticar o bullyng. Isso pode diminuir se os alunos tiverem mais respeito aos próximos.

    Vinicius
    6º D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade,palavras sabias amigo.!!! :p

      Excluir
    2. verdade bullyng é feio vinicius

      Excluir
    3. tem que investir na segurança da escola tem muitas brigas

      Excluir
  5. Nome:Emerson Rabello Madeira Idade:12 anos Turma:6º ano D


    Violência na escola


    Muitas crianças sofrem Bullyng nas escolas, garotos maiores tirando o dinheiro da merenda dos garotos menores, trancando-os em cantos e espancando. Já vi muitas e muitas crianças sofrendo Bullyng e a única coisa que os pequenos pensam e torcem é que os grandes sofram com a pior dor. Não posso fazer muita coisa além dessa carta, mas sei que a sociedade pode e eu torço pra que a sociedade faça alguma coisa.

    ResponderExcluir
  6. Violência na escola
    A violência na escola é muito errada. Nas escolas municipais deveria ter um guarda para separar as brigas.
    Enquanto estão investindo na copa poderiam investir em seguranças das escolas.
    Tem brigas que as mãe das adolescentes se metem.
    O bullying é uma coisa muito feia, por isso acontecem brigas as amigas(os) incentivam as brigas, então não são amigas(os) de verdade.
    Os pais ficam preocupados se os filhos brigam, o mais provável é que mudem os filho(as) de escola para não acontecerem mais brigas,mas as brigas as brigas podem acontecerem em outras escolas.


    NOME:Briele pereira

    Idade:12 anos

    ResponderExcluir
  7. Nome:Vitor Huber Turma: 6 ano d
    carta ao leitor
    Violência ninguém tolera
    No ano de 2002, dois alunos da quinta série que tinham 11 anos debochavam de um garoto dentuço, gordinho, baixinho que usava um óculos de fundo de garrafa, que tinha 8 anos. Certo dia, esse menino foi até o refeitório do colégio e os dois alunos da quinta série jogaram uma casca de banana na direção do menino. Coitado do menino, quando ele caiu no chão quebrou a perna e todos ali começaram a rir do menino.
    Então não faça mal a ninguém, nunca bata em ninguém, não chingue ninguém. Faça o certo não faça violência com ninguém.

    ResponderExcluir
  8. Violência Escolar

    Escolas hoje em dia não são mais as mesmas,brigas,bullyng são as principais coisas que acontecem,nos dias de hoje.Na escola E.M.E.F França Pinto tem tido brigas e adolecentes jogando pedras uns nos outros,se uma pedra atinge a cabeça pode ferir gravemente.Outras escolas é pior ainda,alunos vendendo drogas,bebidas e brigando,outros alunos gravando brigas.Essas coisas podem levar a coisas muito ruins,se você não quer que isso aconteça,não venda drogas e não brigue.

    Claudio,12 anos
    6° D

    ResponderExcluir
  9. Violência na Escola

    A violência na escola está cada vez pior,crianças saem Machucadas,Agredidas e vitimas de Bullyng.A violência esta chegando a um ponto que exige muito da Autoridades para dar um jeito nela.
    Os pais do alunos ficam horrorizados com isto e querem
    que isto acabe imediatamente.
    Então para acabar com isto nós devemos educar nossos filhos desde pequenos para nunca mais chegar a este ponto.























    Nome:Matheus Almeida
    Turma 6ºD

    ResponderExcluir
  10. Bullyng na escola
    m milhões de escolas crianças e adolescentes sofrem bullyng, são espancadas nas saídas das escolas, as vezes até mesmo na sala de aula com palavras. Muitas pessoas praticam bullyng mas as vezes o bullyng não é só maeu-tratos e sim, a maneira que eles agem, alguns fumam drogas, até trazem drogas para a escola para os amigos experimentarem, voltando para os valentões que batem nos mais novos achando que são maiores e melhores mas não, todos somos bons em algo e também muito jovens morrem por causa da violência, não seria bom investir na segurança para todos nós ficarmos mais seguros e nossos pais saber e confiar que podemos vim a escola.
    meu nome e priscila reinhardt
    tenho 11 anos
    turma 6ano d

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc tem certeza muitas escolas sofer bullyng

      Excluir
    2. isso é verdade os nossos pais poderiam investir na nossa segurança para agente vim para a escola <3

      Excluir
  11. VIOLÊNCIA NA
    ESCOLA:
    A violência só o core nas escolas escolas porque os adolescentes ficão fazendo bullyng e os alunos ameaçam as professoras que mundo e esse meu deus alunos de 10 anos a saltam roubam matam e tudo isso começa nas escolas eles aprendem com outros alunos aquela criança quietinha uma vez rouba sempre roubará que nem diz o ditado toda ação tem uma reação se tu faz bullyng um dia tu vais sofrer ela na minha sala tem um de 12 anos o Cláudio sofre bullyng ele e agredido pelos outros colegas eu vejo tudo por que tudo ocorre na minha sala no 6º ano D .

    henry:6

    ResponderExcluir

  12. E.M.E.F. França Pinto


    Violência na escola

    Como todos sabem, violência sempre acontece, seja em qualquer lugar ou de qualquer tipo. Todos ficam preocupados, tomam uma atitude: falam com os pais do agressor, falam com o agressor, alguns até chamam a polícia! Isso também acontece nas escolas, todas as crianças são bem cridas e cuidadas, (ás vezes) se não forem, isso afetará o futuro, não que as “crianças” que brigam não são bem criadas, pois algumas perdem o controle de seu caminha e acabam brigando por aí, (com muita violência) eles sentem prazer em fazer bullyng e bater nas outras pessoas mas não se poem no lugar destas pessoas, que ficam muito magoadas e sofrem com isso. Por isso, (para os maiores de 18 anos) foram criadas as cadeias, mas a polícia ás vezes não nota o desrespeito, mais agressões, etc... e esta segurança acaba por conta dos pais.


    E agora dizemos:
    Deve existir mais segurança no nosso país!

    Nome: Adrielly Ferreira
    11 anos.
    Turma: 6º Ano D

    Da vida precisamos cuidar,
    E assim educação virá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E verade. Todos já sofreram bullyng ou sofrem, depende da infancia.

      Excluir
  13. Violência nas escolas



    Brigas e brigas em escolas da cidade de Rio Grande e do mundo inteiro, adolescentes estão brigando muito, policiais que tem que pegar ladrão estão apartando brigas. Na cidade de Porto Alegre, adolescente briga até ficar em coma . Se nessa idade eles estão
    assim, imagina quando crescerem e os pais como ficam, eles nem ficam sabendo dessas brigas .Deveriam contratar pessoas profissionalizadas para cuidar as saídas e recreios e estradas tao bem deveriam expulsar eles todos mas não só ocorrência


    nome: Gabriel da rosa da silva
    turma 6 d

    ResponderExcluir
  14. A violência nas escolas



    A violência nas escolas é atualmente o assunto que preucupa os estudantes lado a lado com a violência. Esta violência incomoda a sob alegação. A violência no País chegou com tudo a um ponto que exige das autoridades de todos os niveis de governo,atitudes definidas para reverter escalada na violência 50% dos alunos usam drogas no munícipio. E também tem muito bullyng que os estudantes não gostam na escola.





    Nome: Letieri Moraes Silveira


    Turma: 6 ano d

    ResponderExcluir
  15. “Violência na escola”
    A escola é o lugar onde se prepara os jovens, que são naturalmente imaturos facilmente influenciáveis por qualquer filme ou porcaria que escutam dos outros.
    Alguns desse jovens são mais inconsequentes, principalmente os de ensino publico (sem preconceitos, a penas um fato) sendo estes vitimas de uma péssima educação tanto familiar quanto escolar.
    RESUMINDO: jogue um monte de imagem quentes dentro de uma sala e de uma arma pra qualquer um deles a duvida é em quem ele vai atirar primeiro.


    Ruana Silva :3
    6ano D
    E.M.E.F. França Pinto

    ResponderExcluir
  16. violência na escola


    hoje 16/6/14 os alunos dos cestos anos fizeram guerra de pedra

    de dois pavilhioẽs pro outro . Mas tambem as palavras machucam

    o bulling a violência um bater no outro os grandes batem nos pequenos tem

    muita violencia isso não é sérto . Até na sala de aula vem se batendo

    fases bolinhas de papéis para-se jogarem que nem guerra.



    NOME:Mikael

    TURMA:6 ANO D

    ResponderExcluir
  17. Violência na escola



    A violência na escola é muito perigoso nas escolas publicas e deveria ter guardas no minimo por que se tiver alguma briga ele iria separar as brigas.
    Aconteça muita violência até as maẽs se metem nas brigas os adolecentes começam vir de outras escola para ver as brigas então começa a ter mais briga.
    O bullying é muito frequente nas escolas por isso acontecem as brigas.



    NOME:Luiz Pablo
    TURMA:6 ano D

    ResponderExcluir
  18. Violência na escola



    A violência na escola é muito perigoso nas escolas publicas e deveria ter guardas no minimo por que se tiver alguma briga ele iria separar as brigas.
    Aconteça muita violência até as maẽs se metem nas brigas os adolecentes começam vir de outras escola para ver as brigas então começa a ter mais briga.
    O bullying é muito frequente nas escolas por isso acontecem as brigas.



    NOME:Luiz Pablo
    TURMA:6 ano D

    ResponderExcluir
  19. Gurizada inteligente fazendo comentários sobre assuntos sérios!!! Parabéns!!!!! Fico agoniada em pensar que a familia jura que o filho ou filha esta na escola estudando se divertindo, encontrando amigos, fazendo novas amizades e ele ou ela está correndo riscos, se nunca falarmos sobre isso, a violencia na escola aumenta!!!! Abraçao

    ResponderExcluir
  20. Criada por uma mãe chata, minha mãe Laudia parou de estudar infelismente ela parou no 4 ano.É necessário lembrar que quando ela era pequena a mãe dela raspou a cabeça dela por pensar que a filha dela estava com piolho essa forma bruta que a mãe dela fez na filha acabou-se tornando que as crianças da escola começaram a zombar dela , isso fez com que ela parace de estudar , ou seja , ela perdeu toda a educação e o ensino na escola por causa do BULLINGY que ela teve na infancia .Quarenta e nove anos se passam e minha mãe ainda dizendo que nunca ia conseguir estudar pra terminar quarta serie e eu sempre dizendo;'mãe vai estudar tu ainda podes terminar o fundamental' e ela inxistindo que não ia dar mais . Um ano se passou até que eu a filha dela rodei no ultimo do fundamental , ai me matriculei no EJA no França Pinto ,foi que ai tive a ideia de minha mãe aproveitar a chance de voltar a estudar ,já que eu ia ir com ela e volta ,ela topou a ideia e agora está firme e forte estudando e não vai parar tão cedo , porque eu não vou deixar porque eu quero ver ela realizar seu sonho que é se formar em psicologia.

    ResponderExcluir
  21. Bom por eu ser uma menina amada muito pelos meus pais,minha irmã e todos de minha família.Eu acreditava que tudo era possível é principalmente meu sonho:cantar pelo mundo lá fora fazer faculdade de música e criar meu próprio canal de youtube. É desacreditei muito disso,um dia eu estava na aula de violão e meu,professor começou a falar sobre o que queríamos ser quando crescêssemos,quando chegou na minha vez eu falei que gostaria de ser cantora e fazer minhas próprias músicas.só que depois que acabo a aula ele me disse que eu deveria escolher outra carreira porque se eu fizesse uma faculdade de música ,no máximo, ia ser uma professora de que desse aula de disso e que eu não ia conseguir ,pois pra chegar até lá precisava de muito dinheiro. Eu pensei muito no que ele tinha me dito, fiquei muito chateada,eu já nem queria mais nada porque pensei que nunca ia conseguir se o que realmente sonhei.é importante ter gente que amamos na nossa vida,né?Uma pessoa que eu amo disse pra mim:A gente até pode deixar de ser alguém pelo oque as pessoas dizem,mas não seja esse pessoa ,corra atrás porque tudo pode ser possível acredite sempre aprendemos com nossos erros.Nunca desista agora eu sei muitas pessoas podem dizer pra eu ir desistir, mas agora eu sei que,vou,atrás do meu sonho, eu vou chegar lá.

    ResponderExcluir